TEMAS RECENTES

26/02/2013

Drosera capensis - JÁ NASCERAM AS CARNIVORAS

 Drosera capensis red
  
Drosera capensis alba

Já conhece a Drosera capensis - Planta carnívora?

Como plantar:
Utilizar uma mistura de turfa acida, perlite e vermiculite, para colocar as sementes. As sementes são minúsculas e são produzidas em grandes quantidades. Para obter germinação destas sementes basta coloca-las na superfície do solo húmido sem as enterrar e esperar algumas semanas ou mesmos alguns dias no caso das condições serem especialmente boas (temperatura e humidade).
Para regar utilizar apenas água da chuva, água destilada ou água desmineralizada. Utilizar o método do prato com água por baixo do vaso. Eu tenho as minhas cobertas com uma garrafa de plástico a servir de estufa. Como transpira, vai regando...Nunca usar fertilizantes.

Reprodução:


Para a reprodução por flor ter sucesso, é necessário que exista polinização, que é normalmente feita pelos insectos (que é o seu alimento). Como um insecto morto é inútil para este fim, a drosera capensis adopta uma estratégia muito comum entre as plantas carnívoras: manter as flores longe das folhas. Isto é conseguido lançando um longo caule vertical, na extremidade do qual surgem as flores. O caule das flores surge como uma espiral, que se desenrola até que surgem as flores.
As flores abrem uma de cada vez, com uma duração de cerca de um dia, surgindo uma nova no dia seguinte. Deste modo, esta planta consegue manter uma flor aberta por dia, durante semanas.
Outra forma natural de reprodução é por multiplicação vegetativa. Neste caso, a planta dá origem a uma nova cópia de si mesma, que nasce a partir das suas raízes.



Alimentação:
Em geral as suas folhas estão cobertas de pequenos pelos glandulares, divididos em dois tipos: os que segregam néctar (periféricos e mais largos) e os digestivos (centrais e curtos). Todas têm folhas com tentáculos na parte superior. Estes tentáculos produzem uma espécie de cola (o néctar), que se forma na ponta como se fosse uma gota de água na ponta de cada tentáculo. Estes pelos são moveis e abraçam a vitima (insecto) para a imobilizar e aumentar a superfície de contacto.
Quando um insecto poisa na folha, fica colado nos tentáculos pegajosos. Depois os tentáculos curvam-se e envolvem a presa. Dependendo do tamanho da planta e do insecto, pode demorar um minuto a várias horas até a folha se enrolar. Pode demorar entre 7 a 14 dias para que os tentáculos se abram por completo, de novo. Pode viver meses sem se alimentar. Não alimente a sua planta com insectos mortos com insecticida ou qualquer tipo de química - as droseras preferem insectos voadores vivos.




Crescimento:
Á medida que as plantas vão crescendo as folhas novas vão substituindo as folhas mais antigas e a planta vai crescendo em altura, em certos casos para se continuar a sustentar na vertical a planta desenvolve raízes aéreas que vão ajudar numa melhor fixação ao solo.

Importante saber:
As droseras capensis são quase uma praga , se não tivermos cuidado aparecem em todos os vasos das nossas plantas, devido ao tamanho minúsculo das sementes. Por isso, aconselho a mantê-las cobertas quando derem flor.

Fontes:
http://www.infojardin.com
http://www.appcarnivoras.org 
http://en.wikipedia.org/wiki/Drosera_capensis
http://www.carnivoras.org/new/node/21
http://icps.proboards.com/index.cgi?boa ... hread=3269
http://plantasonya.blogspot.com/2009/07 ... -flor.html