TEMAS RECENTES

11/05/2015

"OLHO DE BOI" - HISTÓRIA DE UMA SEMENTE

Uma amiga ofereceu-me duas sementes que encontrou 
na praia da Calheta (Lajes das Flores).
Disse-me que talvez se chamasse “Olho de boi”.
Fiquei curiosa e muitas perguntas começaram a surgir: como foi ali parar? Que planta produz sementes tão grandes? Para que serve? 
E fui pesquisar…

À partida, desconheço a existência de plantas aqui na ilha que produzam tais sementes. 

Pesquisei pelo nome para verificar se estaria correto, e encontrei diversas sementes com o mesmo nome e diversos nomes comuns para a identificar: “feijão do mar”, “queima-queima”, “pó-de-mico”, “co-oronha” e “dinheiro de índio”, embora “olho de boi” seja o mais conhecido (nome dado às sementes com friso lateral).
Assim, identifiquei uma das sementes como sendo “olho de boi” e a outra “coração do mar”.
Ambas as sementes têm no interior uma cavidade oca que lhes permite flutuar na água. A sua casca é muito dura e com um friso ou cicatriz embrionária lateral. Conservam o seu alto poder germinativo por mais de 5 anos.
São sementes produzidas por plantas diferentes, ambas da família Fabaceae (leguminosas) da classe Magnoliopsida.
A Dioclea grandiflora e a Mucuna urens produzem a semente “Olho de boi”. 

A Entada gigas produz a semente “coração do mar”.

Ambas as espécies são raras, originárias da India, encontram-se principalmente na floresta da Amazónia (planta nativa não endémica do Brasil), mas também existem na Bolívia, Argentina e Paraguai.
Deduzo, assim, que o mais provável é que as minhas sementes tenham vindo a flutuar desde o Brasil, atravessando o oceano atlântico, até às Lajes das Flores (Açores). 
Que grande viagem!!!


São trepadeiras (lianas) vigorosas, lenhosas, de crescimento rápido, perenes, que se enrolam noutras plantas, atingindo a copa das árvores mais altas. Resistem a temperaturas de até -3 graus negativos e são muito resistentes à seca (até 6 meses sem chuva).
Proporcionam flores grandes em tons azulados, arroxeados ou violetas. 

Os frutos que produzem são vagens.
A Mucuna urens produz vagens aveludadas de cor acastanhada entre 6 a 20 cm e com pelos urticantes. Cada vagem produz 2 a 5 sementes, que se abre quando madura, deixando-as cair.

A Entada gigas produz vagens maiores que podem atingir os 2 metros com 10 a 15 sementes, de até 6 cm de diâmetro.


CURIOSIDADES 
SOBRE AS SEMENTES
Fiquei a saber que esta preciosidade da natureza tem poderes mágicos e medicinais, tem sido usada na alimentação, na agricultura e hoje em dia é muito popular em bijutaria artesanal.

Poderes mágicos
Pelo mundo, considera-se esta semente um amuleto contra a inveja e o “mau olhado” (apenas se não foi furada).

Tem sido popularizada em bijuteria artesanal, e para quem acredita nos seus poderes mágicos:

1- Pode ser usada dentro de um saquinho de pano preto, que deve estar sempre com a pessoa. No saquinho, pode também juntar um pouco de sal marinho, um pouco de Arruda e um pouco de Alecrim.


2- Em casa, pode ser posta dentro de um copo com água, servindo assim de "alarme" preventivo. Por norma, quando a semente rebenta, é sinal que alguém enviou energias negativas contra a casa ou contra os seus habitantes. Se a água do copo ficar preta ou de tonalidade escuro, é sinal que a negatividade em causa é forte e com intuito de destruição.

3- Em casa, a semente também pode ser colocada num pequeno saquinho de pano preto e pendurada atrás da porta de entrada, ou pode ser espalhada pela casa.


Uso na alimentação
Fonseca (1922) relata que nas épocas de grande fome, as sementes forneciam uma farinha utilizada como alimento.
A semente, quando triturada e transformada em pó, pode ser colocada na sopa, em sumos e no feijão, para intensificar os sabores e como suplemento vitamínico.

Uso medicinal
Dei conta que esta interessante semente tem sido objeto de diversos estudos científicos sobre as suas propriedades medicinais. Acredita-se que o pó da semente é um ótimo remédio para:
   · Evitar acidentes vasculares ou recuperar quem já o sofreu;
· É eficaz para tratar a doença de Parkinson;
· Resolve problemas de impotência e disfunção erétil;
· É usada como afrodisíaco e para aumentar a testosterona;
· Fortalece os músculos e ajuda a estimular o crescimento;
· Ajuda na perda de peso.

Uso na agricultura
É também utilizada na agricultura como filtro biológico, retirando poluentes do solo. Pode ser plantada isoladamente ou em consórcio com outras culturas, nomeadamente com milho.

Fontes: