TEMAS RECENTES

11/11/2012

OUTUBRO - AS FLORES DO MEU JARDIM

HIBISCOS
Plantei em Janeiro e começam agora a surgir as primeiras flores.
Alguns têm agora 50 cm de altura.


MARGARIDAS
Todo o ano floresceram.
Algumas são rasteiras, outras trepadeiras, outras pequenos arbustos 
e ainda margaridas suculentas.



 AMOR - PERFEITO
Estou a aguardar pelo nascimento das sementes...Espero ter mais cores na próxima Primavera...
 A minha vizinha ofereceu-me este vaso com amores perfeitos miniatura: lindos!



 SUSPIRO
Aqui é o nome dado a esta flor (Não sei o nome tecnico).
Deram-me algumas cores: roxo, rosa claro e escuro e branco.
As suas sementes são engraçadas: A capsula estala quando se aperta e saltam as sementes.


 AGERATO
Fiquei deslumbrada quando começaram a florir. 
Começa com botões cor rosa e abrem ficando lilas e azulado.
Uma amiga ofereceu-me em branco. Também obtive sementes em azul. 
Espero que as sementes nasçam...

 SÉCIAS
Parecem margaridas grandes... São optimas para arranjos e têm cores variadas:
roxo, rosa claro, fuchia e branco.

ZINIA
Pelos jardins de cá surgem de várias cores. Recolhi algumas sementes.
Vamos ver se consigo outras cores...

CRISANTEMO TRICOLOR
Este foi uma vizinha que deu já com flor.
No mesmo dia, o meu cachorrinho arrancou a flor... e ainda não deu outra...

DÁLIAS
O canteiro que fiz saiu pequeno.
Já mudei de lugar e já estão a nascer de novo. E espero que as novas
"batatinhas" tragam cores diferentes....



ROSAS
Vermelho, Rosa e Amarelo foram plantadas em Janeiro e presenteram-me com as suas cores e aromas.
Das trocas com as amigas, já plantei outras cores e estou a aguardar mais "estaquinhas".

CRAVINA/CRAVO DE POETA
Sei que demoram 2 anos até florir... mas esta já apareceu.
É altura de transplantar para um lugar definitivo... e esperar pelo verão...
  

CINERÁRIA MARITIMA
A sua flor amarela faz lembrar a flor do Agerato.
A sua verdadeira beleza, considero que está na cor das folhas:
Cinzento (quase branco) e na textura aveludada.

JARRO BRANCO (CALLA)
Nascem espontaneamente.
A oferta de bolbos de calla amarelo e vermelho já está na terra.
Esperar... ainda não despontam.


AGAPANTO
Julgo ser uma planta rara. Aqui na Ilha aparecem muitos no verão.
Os brancos são menos comuns. Aguardo por alguns pés para o meu jardim...


 BRINCO DE PRINCESA
Roxo e rosa são mais comuns por cá. São sensiveis ao vento (e cá faz muito...).
Plantei uns pezinhos de Brincos miniatura e espero que cresçam os brancos dobrados...








GLADIOLOS
Na Primavera comprei alguns bolbos e quase todos deram cor salmão.
Apenas um pé roxo. Na proxima estação terei outras cores.
Já estão na terra.


 COROA IMPERIAL
As suas flores são lindas... matizadas.
Pena que só surjam uma vez no ano!



 CUBRE SOLIDAGO AZORICA
É uma das plantas endémicas desta Ilha.
Foi uma vizinha que me ofereceu e está agora com sementes.


 ????
Esta planta que apanhei no caminho...
Não sei o nome... mas gosto em particular das flores rosa clarinho
que parecem pompons de veludo.
 

MASSAROCO
Sei que é uma planta endémica da Ilha da Madeira.
Vai demorar a dar flor... mas está a crescer com vitalidade.

????
Mais uma planta que apanhei no caminho...
As suas florzinhas brancas são muito mimosas.
Tem alastrado com facilidade.


HORTELÃ MAÇÃ / PLANTA DO INCENSO
Muito aromática e com as folhas verde e branco aveludadas.

 TAGETES PATULA/CRAVO DE DEFUNTO
Todo o ano estão floridos. Dão muita alegria ao jardim...
Esta foi uma das primeiras flores do meu jardim porque chamam as abelhas.
Há poucos dias construi este canteiro redondo.

 AMARILLIS BELLADONA
Aqui são chamadas de "Meninas de Escola".
Aparecem pelos campos e pelos caminhos no inicio do Outono.


 ????
De um dia para o outro surgiu este bouquet de flores amarelas.
Também já vi por cá em branco, rosa e roxo.

HERA
Para esconder os muros cinzentos do meu jardim,
pedi que os vizinhos do lado deixassem crescer as suas heras para o lado de cá...



 PALMEIRA DE LEQUE
Oferta das trocas com os amigos. E tem crescido muito rápido.