TEMAS RECENTES

12/11/2012

PLANTAÇÕES NA ESTUFA 2012


 A minha experiência na terra é muito recente (2 anos). Mas depois de começar...
o bichinho instala-se e o entusiasmo vai aumentando quando se vê as plantas a crescer
e se colhem os frutos desse trabalho.




 Fui fazendo pequenos regos com as sementes e às vezes uso copos de plastico para sementes maiores.
Foi o caso das Nesperas. Todos os caroços que plantei nasceram!!!

 Na estufa tenho mantido durante todo o ano vários legumes: alfaces, ervilhas, feijão verde e tomates.

 Alfaces

 Ervilhas

 Tomateiros em Agosto. Tal como no ano passado, deu muitos tomates. 
Fiz polpa de tomate e ainda ofereci aos amigos.


Também plantei alguns pés de Alho francês 
e já se podem começar a apanhar para a sopa!

Feijão verde. A minha mãe mandou-me umas sementes muito boas. 
Deram vagens enormes.Apanhei para casa e ofereci o excedente. 
Ainda fui guardando semente para começar agora a plantar.

 Experimentei plantar alguns pés de couve de broculos na estufa e deu algumas flores. 
Já fiquei contente!

As cenouras comecei em Setembro a colher mas são muito retorcidas e artisticas.
Estão a pedir terra mais fôfa. Ainda tenho plantinhas que vão aparecendo e vou colocá-las num dos canteiros novos.

 Estas plantas de pimentas já cá estavam. Podei-as e estão com muitos frutos. 
Todo o ano tenho apanhado pimentas. Até já fiz massa de pimenta...

Mesmo sem colocar sementes, vão aparecendo plantas de nabiças (folhas para sopa). 
Crescem tanto que uma única folha quase dá uma boa sopa.

Na estufa pus uma coroa de ananás de S.Miguel e está crescendo...
vamos ver se vai dar ananás!

Depois de várias tentativas, finalmente consegui que crescesse um maracujázeiro.
Já tirei algumas guias para novas plantas. Ele está enorme... vai seguindo ao comprimento da estufa...

Um dia desastrado entornei sementes de melões e nasceram alguns dentro da estufa.
O resultado é este...um pequeno melão pendurado, em Novembro!!!

O meu marido fez-lhe uma caminha de rede 
para ver se não se parte o pé  enquanto cresce...