TEMAS RECENTES

19/01/2013

À ESPERA DAS FRUTAS

 Gosto muito de fruta, por isso este ano comecei a plantar algumas frutíferas.
Tenho feito experiências com sementes, mas apenas as nêsperas deram bons resultados.

NESPERA
Logo que esteja bom tempo irei colocar as nespereiras na terra.

 ROMÃ
Estes galhos são de Romã. Parece que vão crescer depressa...
Vão demorar a dar frutos, mas vai compensar a espera...


MARMELO
 Os galhos de Marmelo já estão a mostrar umas folhinhas... 


ABACATE
 Um amigo daqui ofereceu-me um caroço a despontar 
e agora tenho a crescer uma bonita plantinha,
que já pede para ir para a terra.

ANONA
 Foi uma amiga que me deu esta plantinha quando ainda só tinha 1 folha.
Ela tem gostado de estar na janela da cozinha a esperar pela primavera.

MAÇÃ
 Uma amiga "coleccionadora" de plantas pôs umas sementes de maçã para germinar.
Quando ela me deu a planta era muito pequenina, mas tem crescido rápido. 
Para ter maçãs é que vai demorar...

MARACUJÁ ROXO
 Depois de diversas tentativas com sementes e com mudas, 
consegui um pé de Maracujá roxo que nasceu quando já tinha perdido a esperança.
Deste já tirei algumas mudas dos galhos, que aguardam pela primavera para ir para a terra.
Este tem crescido muito. Já fiz um suporte com canas, mas tenho de o acrescentar...
Estou ansiosa à espera das flores lindas e claro... dos deliciosos frutos!

LARANJA

 Uma laranjeira. Finalmente deu laranjas - 10 laranjas (até que não são muito azedas).
Devia plantar mais algumas, se quiser fazer sumo.

LIMÃO
 São 3 limoeiros. 
Quando viemos para cá não davam frutos. Podámos no ano passado e eles cresceram e floriram muito. 
Este ano estão a dar alguns limões, mas são pequenos. 
Talvez depois da poda deste ano, passemos a ter limões maiores.


ARAÇÁ
 Embora tenha plantado vários Araçás (vermelho e amarelo), apenas este escapou ao mau tempo.
Dará frutos no próximo ano. Irei replantar em local mais abrigado.

BANANA DA ILHA
Em Outubro passado, plantamos alguns pés de Bananeira, oferecidos pela vizinha.
 O mau tempo já secou alguns porque não estão abrigadas.
No próximo ano terão de ser replantadas as faltas...