TEMAS RECENTES

28/04/2013

DENTE DE LEÃO

Linda pela simplicidade, pela beleza, pelo significado, 
pelas suas virtudes.
Todos os dias nos cruzamos com alguma e 
talvez ela nos passe despercebida...

 É uma flor ambígua: é delicada e frágil, mas essa fragilidade permite precisamente a sua multiplicação.
Quando entregue como presente, significa união, tolerância e optimismo.
A flor Dente-de-leão não estimula a posse, o apego. 
Simboliza a liberdade.

 Para os cristãos da Idade Média, a flor Dente-de-leão estava associada a Cristo e à Virgem Maria, possivelmente pelo formato da flor e pela cor amarelo-brilhante que lembra os raios de sol. O nome pelo qual a planta Dente-de-leão é popularmente conhecida parece ter origem na aparência da planta: as suas folhas são muito dentadas e as suas flores amarelas parecem-se com a juba de um leão.
O Dente-de-leão pertence ao gênero de plantas "Taraxacum" palavra que deriva do árabe, "tarakshaqum", que significa erva amarga. O nome "dente-de-leão" é de origem francesa e foi atribuído pelo povo Normando. Em Francês, "dent-de-lion" tem pronúncia semelhante a "dandelion", nome pelo qual é designada em Inglês.
Outros nomes pelos quais é conhecida são: Amargosa, Amor-de-homem, Chicória Silvestre, Taraxaco e alface-de-cão.

 Ao soprar, as pessoas desejam ver suas pétalas se desprender e voar livremente.
 As sementes são levadas pelo vento, espalham-se e, no período certo, florescem novamente.
Devido a essa característica é também conhecida pelo nome "esperança". A frase "abre as janelas e deixa a esperança entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde" é uma referência ao Dente-de-leão.
 Há crianças que chamam a esta flor de “o-teu-pai-é-careca?” por causa de um jogo. Nesse jogo, pergunta-se a alguém se o pai dessa criança é careca e sopra-se a flor, ficando assim só com a base, o que parece uma cabeça careca.
 Há quem diga que ao soprar uma pétala da flor deve-se fazer um pedido sobre o amor ambicionado. Se o vento trouxer de volta a pétala é sinal de que o desejo será brevemente realizado.
 A planta Dente-de-leão é apreciada popularmente pelos seus efeitos medicinais. 
Trata-se de uma planta curativa .
Decoacção e infusão: depurativo, hidropisia, afecções do fígado, acidose, icterícia, diabetes.
Sumo das folhas: cálculos renais e fígado.
Planta inteira, por infusão: Depurativo, diminui a taxa de açúcar do sangue, obesidade, combate o colesterol alto e o ácido úrico, problemas do fígado, icterícia, ativador da secreção biliar, diurético, prisão de ventre, abaixa a febre.
Chá: Deixar a macerar toda à noite, uma colher (chá) das raízes picadas numa chavena de água. No dia seguinte ferver rapidamente. Coar, esfriar, e tomar metade meia hora antes do café e outra metade após o café. Este chá é usado para desintoxicar o fígado e ajuda a reduzir o colesterol elevado.
Salada: As folhas novas podem ser comidas na salada. Melhora a digestão e é rica em sais minerais. Desta forma é depurativo do sangue e fígado. Os botões das flores são comestíveis e podem ser cozinhados de forma semelhante à alcaparras. As flores jovens têm um sabor doce, parecido com mel.

Na cosmética: Utilizado no combate à celulite, clareamento de sardas da pele, na forma de compressas e utilizada no combate às espinhas. 
Raiz: O extrato de raiz de Dente de leão é único na cura na leucemia mielomonocítica crónica e é eficaz no tratamento de tumores da mama. Devido ao alto teor de ferro, a raiz é utilizada no tratamento contra a anemia (benéfica para a construção de globulos vermelhos no sangue). 
As raizes e as folhas podem também ser utilizadas em sopas.

Quando as plantas têm 2 ou 3 anos, as suas raízes depois de secas, moídas e tostadas substituem o café, uma característica também verificada na chicória. Esta bebida beneficia o fígado e vesícula, aumenta a vitalidade e melhora a concentração mental.
As flores são muitas vezes usadas na produção de vinho e de outras bebidas alcoólicas fortes (nos EUA as flores eram usadas para fabricar licor de Dente de Leão, pois no inverno um cálice desse vinho preservava o calor e a energia do verão. Ele era tomado em pequenos cálices para manter a energia e a coragem. Esse vinho era chamado de vinho da Alegria. 
Receita do licor: Colha uma cesta bem cheia de flores de dente de Leão, estenda as flores no sol para saírem os bichinhos e elas secarem ligeiramente. Misture as flores com vinho tinto  seco e deixe descansar por 8 dias. Coe o vinho, misture mel em pouca quantidade e tome deliciado.

Oleo de massagem para artrite, reumatismo, torcicolo e dores musculares: Misture as flores, raízes bem lavadas e secas, e folhas de dente de leão com um bom azeite ou óleo, tipo de gérmen de trigo ou semente de uvas. Deixe por oito dias em vidro de boca larga bem fechado, tomando sol pela manhã, e sendo agitado de vez em quando. Em seguida coe as ervas do óleo e utilize.

O escalda-pés de dente de leão restitui o bom humor e a alegria, além de tirar a dor no corpo.


Tatuagem: muitas mulheres escolhem o dente de leão como desenho para tatuarem o corpo, pela sua simplicidade e significado.

A artista Regiane Ramseier na Alemanha, colheu, envernizou e colocou no tecto mais de 2 mil flores de dente-de-leão... espectacular!!!
Fontes:
http://canaldescubra.wordpress.com
Fotos retiradas do Google