TEMAS RECENTES

02/01/2014

CAIOCA OU CHUCHU

Foto dos meus exemplares (dezembro 2013)


O chuchu (Sechium edule) é uma hortaliça-fruto, ou seja, um vegetal da categoria dos frutos; também é conhecido como machucho, caioca (Açores) ou pimpinela (ilha da Madeira).

O Chuchu representa importante fonte de minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Possui alto teor de fibras, o que faz com que desempenhe um importante papel no funcionamento dos intestinos, ajuda no crescimento e saúde da pele.
Na Madeira, faz parte da gastronomia local, sendo normalmente cozida com feijão com casca, batatas e maçarocas de milho para acompanhar pratos de peixe, normalmente caldeiradas.
Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos.
Os brotos, as folhas e as raízes da planta também são consumidas. Os brotos são ricos em vitaminas B, C e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.Podem ser cozidos e refogados, pode-se transformá-los em cremes, sopas, suflês, bolo ou salada fria.
Como é pouco calórico é ainda aconselhado para dietas de emagrecimento e como é rico em água, é ainda um excelente diurético.
A folha do chuchu serve para fazer chás diuréticos, que combate os ácidos úricos a pressão alta e atua como calmante natural.

Fontes:
http://beneficiodoslegumesnasaude.blogspot.pt
pt.wikipedia.org