TEMAS RECENTES

02/01/2014

PHYSALIS - FRUTA PEROLA

A physalis é uma fruta considerada exótica.
Da família das Solanáceas, a mesma do tomate, da batata, do pimentão e das pimentas, tem muitos nomes comuns, sendo os mais conhecidos: fisalis, bucho-de-rã, mata-fome, bate-testa, saco-de-bode, cerejas-de-judeu, balão, tomate-lagartixa e tomate-capucho.
Tem propriedades medicinais fantásticas: é rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides. É conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.
Como exemplo, necessitamos de 13 a 19 miligramas de niacina por dia. Como sabemos, as vitaminas do complexo B têm que ser ingeridas pois o nosso organismo não as fabrica.Ingerindo cerca de 5 a 6 frutinhas de Physalis por dia, temos as necessidades da vitamina B3 (Niacina) supridas.


A physalis tem sabor doce, levemente ácido e pode ser consumida ao natural e usada na preparação de doces, geléias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes.
(Foto da planta que tenho na estufa)
Fontes:
pt.wikipedia.org